Dica: Em doenças sérias, procure um especialista

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Procure um especialista

Tratamento

Procure um especialista

Thiago Del Grande
Escrito por Thiago Del Grande em 05/08/2012
Junte-se a mais de 1800 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

As Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) como a Colite Ulcerativa e a Doença de Crohn são bastante complexas e, por isso, exigem um tratamento adequado.

A primeira coisa a se fazer quando há a suspeita de possuir tais enfermidades é procurar um especialista. Ou seja, é necessário buscar gastroenterologistas e proctologistas especialistas em DII. Isso ocorre porque essas doenças não são tão comuns, portanto são pouco estudadas pelas grande maioria dos médicos.

Pesquisas são constantemente feitas e novos medicamentos aparecem, porém tais notícias e resultados só são de conhecimento dos médicos que se interessam pelas DIIs. E, pense bem, do que adianta um médico especialista em outros tipos de doenças (mais graves ou menos graves) pesquisarem a fundo novas formas de tratamento para a Doença de Crohn se ele não possui sequer um paciente que possua a doença? É, literalmente, perda de tempo. Além de que esse tempo poderia ser usada para o estudo de sua especialidade.

Uma forma que eu uso para verificar o grau de qualificação dos médicos é utilizando a Plataforma Lattes, onde eu posso pesquisar o currículo dos médicos.

Um exemplo simples: o presidente da ABCD, Dr. Flavio Steinwurz, possui seu currículo publicado na Plataforma Lattes e lá eu pude encontrar que ele possui especialização em Doenças Inflamatórias Intestinais pelo Lenox Hill Hospital (EUA) e Mestrado em Gastroenterologia no Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia, apresentando a seguinte dissertação para obtenção do título de Mestre: “Doença de Crohn: Epidemiologia, Clínica, Diagnóstico, Terapêutica e Evolução – Análise de 54 casos”.

Ou seja, o Dr. Flavio Steinwurz é especialista em Doença Inflamatória Intestinal, sendo assim está preparado para entender e avaliar os casos mais peculiares e as diferentes manifestações das DIIs.

A Plataforma Lattes é aberta, qualquer um pode pesquisar o currículo de forma gratuita e simples.

Por fim, existem nos principais Hospitais Universitários do país ambulatórios de DII com médicos especialistas nessas doenças. Procurem, informem-se. O tratamento é gratuito.

Nota: O currículo do Dr. Flavio Steinwurz foi o escolhido para essa análise por se tratar de um médico notadamente sério e especialista no assunto, além de ser presidente da ABCD.

Links:
Plataforma Lattes
ABCD – Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − oito =

5 Replies to “Procure um especialista”

Bruna

Pessoal, super recomendo o Dr. Flávio, é um excelente profissional. Eu tinha (tenho?) síndrome do intestino irritável (colite) desde os 11 anos de idade só que nunca fui diagnosticada. Vi uma reportagem a respeito no site do Hospital Albert Einstein e percebi que os sintomas descritos se encaixavam perfeitamente com o que eu sentia. Pesquisei e descobri uma comunidade no Orkut em 2006 e lá ouvi falar do Dr. Flávio Steinwurz. Me consultei, fiz colonoscopia e fui diagnosticada só com a Colite. Tomei remédios e me cuidei. Hoje, levo uma vida normal e posso comer de tudo. A lição que eu tirei: o domínio da mente é fundamental para que possamos controlar os sintomas, além é claro de não abusar dos alimentos irritantes. Façam algum esporte/atividade, algo que te deixe mais calmo, como por exemplo, Yôga. Eu pratiquei por 5 anos e melhorei muito. O Autocontrole é fundamental! Boa sorte a todos!

Camila

Esse é um excelente artigo! Pelo que pesquisei, notei também que o Dr. Flávio Steinwurz é referência no assunto.
Bruna, que bom que o seu tratamento deu certo! =D
Minha mãe tem o mesmo problema e queria que ela consultasse com ele, mas ela está resistente à ideia (já que moramos em Belo Horizonte, e temos custos de deslocamento + a consulta) mas mesmo assim acho válido.

A importância de uma equipe médica multidisciplinar

[…] Por isso, procure bem, vá a diversos médicos, pergunte, questione e pare no que te agradar, levando em consideração o conhecimento especializado na doença, como postei anteriormente. […]

Bruna

Camila, sei que BH está longe, mas insiste com ela, vale a pena! Mas de qualquer forma, acredito que existam excelentes médicos aí em BH, portanto, acho que vcs devem vir para cá em último caso, como último recurso.

Vai dar td certo, vc vai ver!

Beijos!

Camila

Obrigada pela dica Bruna! Também acho que vale a apena!
Beijos!!! Tudo de bom pra vc! =D