Questran Light (Colestiramina): Tudo o que você precisa saber

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Questran Light (Colestiramina)

Tratamento

Questran Light (Colestiramina)

Thiago Del Grande
Escrito por Thiago Del Grande em 25/12/2020
Junte-se a mais de 1800 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Desde 2017 eu uso o Questran Light (colestiramina). O medicamento melhorou muito a minha qualidade de vida após a cirurgia de retirada do íleo terminal e ceco, melhorando a diarreia.

Não é um medicamento que serve para todos os casos, então, converse com seu médico antes de usá-lo.

Questran: Para que é indicado?

O Questran Light (colestiramina) é indicado para algumas enfermidades e/ou condições, como a seguir:

  • redução dos níveis séricos de colesterol no sangue e prevenção da doença arterial coronariana (DAC);
  • redução do quadro pruriginoso (coceira na pele) associado à obstrução biliar parcial;
  • auxiliar no tratamento de reidratação no quadro diarreico devido à má absorção de ácidos biliares, associada à diarreia resultante de doença e/ou ausência de íleo (parte terminal do intestino delgado), diarreia resultante de distúrbios funcionais (orgânicos ou cirúrgicos) ou de doenças infecciosas;
  • para desintoxicação de pacientes expostos ao Clordecone (inseticida) ou em casos de superdose de Femprocumona (anticoagulante oral).

Como usar o Questran Light (colestiramina)?

O Questran Light é apresentado na forma de pó, mas ingerido nesta forma e sim misturando sempre com água ou outros líquidos antes da ingestão.

Após preparo, a suspensão deve ser mantida em repouso por 1 a 2 minutos para hidratação adequada, em seguida mexer até obter uma suspensão homogênea e ingerir.

Após a ingestão, adicionar mais água ao copo e ingerir, para assegurar a administração completa da dose.

O Questran Light possui saber suave de laranja.

Um vez que colestiramina pode ligar-se a outros medicamentos administrados concomitantemente, os pacientes devem ingerir outros medicamentos em um intervalo tão longo quanto possível ou pelo menos 1 hora antes ou de 4 a 6 horas após a administração do Questran Light para que se evite o impedimento da absorção destes medicamentos.

Em geral, eu acordo cedo e tomo todos os meus remédios e vitaminas, fazendo uso do Questran Light apenas no meio da manhã, horas após os outros medicamentos.

Quais as reações adversas?

A reação adversa mais comum é a constipação. No meu caso, ela é muito forte se eu ingerir mais de um envelope do medicamento.

Os fatores predisponentes para a maioria das queixas quando da utilização de colestiramina como agente redutor de colesterol são doses elevadas e idade avançada (paciente acima de 60 anos).

A constipação normalmente é leve, transitória e pode ser controlada com terapia convencional.

Alguns pacientes requerem diminuição temporária da dose ou interrupção da terapia.

Minhas considerações sobre o Questran Light

Faço uso contínuo do medicamento desde julho/2017. Após minha cirurgia, as evacuações diárias passaram a ser constantes, chegando a mais de 5 vezes ao dia (diarreia). A primeira forma de controle foi com o Imosec – 8 comprimidos ao dia. Todavia, o Imosec causa desconforto abdominal, gases e mesmo em altas doses não conseguia controlar a minha diarreia de forma adequada.

Então, por recomendação da minha gastroenterologista, passei a fazer uso do Questran Light, o que melhorou bastante a minha qualidade de vida. Além de obter uma melhora considerável na diarreia e número de evacuações, também foi possível observar ganho de peso, provavelmente ocasionada pela melhora na absorção dos nutrientes, umas vez que o trânsito intestinal foi controlado.

O Questran Light é indicado para alguns casos, conforme citado acima. Converse com seu médico.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + dezessete =