Uso de Glutamina e Whey Protein em pacientes com Doença de Crohn
Uso de Glutamina e Whey Protein em pacientes de Crohn

Alimentação

Uso de Glutamina e Whey Protein em pacientes de Crohn

Thiago Del Grande
Escrito por Thiago Del Grande em 25/09/2012
Junte-se a mais de 1800 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Em artigo intitulado Glutamine and whey protein improve intestinal permeability and morphology in patients with Crohn’s disease: a randomized controlled trial (Glutamina e whey protein melhoram a permeabilidade intestinal e morfologia em pacientes com Doença de Crohn: um estudo aleatório controlado) escrito por seis pesquisadores do Departamento de Gastroenterologia e Nutrição Humana do All India Institute of Medical Sciences, em Nova Delhi, India, indica que a glutamina e o whey protein podem melhorar a permeabilidade intestinal nos pacientes de Crohn.

Segundo a pesquisa, o aumento da permeabilidade intestinal (PI) tem implicado no aumento da atividade da doença e/ou recaída da doença de Crohn (CD). A Glutamina, o principal combustível para os enterócitos*, pode melhorar a permeabilidade intestinal.

O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito do uso oral da glutamina na PI e na morfologia intestinal em pacientes com Doença de Crohn.

O método utilizado na pesquisa foi um estudo aleatório controlado. Pacientes de Doença de Crohn em fase de remissão com a permeabilidade intestinal anormal foram divididos aleatoriamente em dois grupos: um Grupo Glutamina (GG) e um Grupo de Controle Ativo (GCA) e receberam glutamina oral ou whey protein, respectivamente em doses de 0,5g/kg ao dia durante 2 meses. A permeabilidade intestinal foi avaliada pela taxa de excreção de lactulose manitol e a morfometria foi realizada por exame de imagem informatizado.

O resultado mostrou que a permeabilidade intestinal e a morfologia do intestino foram melhoradas nos dois grupos, tanto no grupo que recebem glutamina, quanto no grupo que recebeu apenas whey protein.

*Enterócito: tipo de célula epitelial da camada superficial do intestino delgado e intestino grosso. Estas células podem quebrar moléculas e movê-las para dentro dos tecidos.

Fonte: Glutamine and whey protein improve intestinal permeability and morphology in patients with Crohn’s disease: a randomized controlled trial

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.