Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.
Oi, tudo bem? Eu sou o Thiago Del Grande, portador de doença de Crohn e fundador deste blog, o Ai, minha barriga!
Se você já se perguntou…
…então, você veio ao lugar certo!
As doenças inflamatórias intestinais, que incluem a doença de Crohn e a colite ulcerativa (também chamada de retocolite ulcerativa), afetam aproximadamente 1,6 milhão de norte-americanos, dois quais a maioria é diagnosticado antes dos 35 anos. Além disso, cerca de 70 mil novos casos são diagnosticados nos EUA a cada ano.
Infelizmente, não há dados estatísticos sobre as doenças inflamatórias intestinais para o Brasil.
As doenças inflamatórias intestinais pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes e não há cura, porém há tratamento.
Portadores de doenças crônicas podem sofrer preconceitos da sociedade, dos empregadores e, às vezes, até da família. Eu sei como é, pois já passei por essas situações, como você ver clicando aqui.
Porém, eu realmente acredito que é muito possível ter qualidade de vida com uma doença crônica.
Gerando uma maior consciência a respeito das doenças inflamatórias intestinais e as demais doenças crônicas, eu acredito que os tratamentos podem ser realizados de forma mais eficiente e, dessa forma, a qualidade de vida dos pacientes tenderá a melhorar.
A doença de Crohn e a colite ulcerativa são doenças inflamatórias intestinais autoimunes que causam inflamação crônica e danos no sistema gastrointestinal.
O trato gastrointestinal é responsável pela digestão de comida, absroção de nutrientes e eliminação de resíduos.
A inflamação prejudica a habilidade de funcionamento normal dos órgão afetados, causando sintomas como diarreia persistente, dores abdominais, sangramento retal, perda de peso e fadiga.
Clique nos links abaixo para entender mais sobre:
Na verdade, não!
A síndrome do intestino irritável é um grupo de sintomas que incluem dor e desconforto abdominal, além de mudanças no trânsito intestinal.
A síndrome do intestino irritável é um desordem funcional do sistema gastrointestinal.
Diferentemente das doenças inflamatórias intestinais, a SII não causa danos físicos no trato gastrointestinal do paciente.
De forma simples, nas doenças autoimunes o sistema imunológico do paciente fica desorientado, atacando o próprio corpo e órgãos que deveria proteger.
Uma característica das doenças autoimunes é que a mesma doença pode ter sintomas muito diferentes, variando de pessoa para pessoa.
Dessa forma, as doenças autoimunes são difíceis de se diagnosticar.
Qualquer doença pode ser debilitante e angustiante, cabe a você mudar os rumos do jogo.
Com paciência, atitudes corretas, exercícios físicos adequados, alimentação balanceada, apoio dos amigos e familiares, uma boa equipe médica e disciplina para seguir o tratamento, a remissão será apenas uma consequência.
O meu maior objetivo com este blog é mostrar como você pode melhorar cada um dos pilares da sua vida, além de compartilhar como eu faço para melhorar na minha vida.
Para isso, tento sempre me manter atualizado com as últimas novidades sobre as doenças inflamatórias intestinais. Sou associado contribuinte da ABCD (Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn), membro afiliado da ECCO (European Crohn’s Disease and Colitis Organisation) e associado ao CCFA (Crohn and Colitis Foundation of America).
A qualidade de vida é uma união da harmonia entre corpo e mente.
Você sabia que a atividade física é muito importante para o portador de doença de Crohn?
Não? Então leia o artigo abaixo:
Essa é a missão do Ai, minha barriga!, ajudar você a viver bem!
Gostou do blog? Quer conhecer minha história com a doença de Crohn?
Então cadastre seu e-mail logo abaixo e veja como é possível ter qualidade de vida mesmo sendo portador de uma doença crônica.