Atividade Física: Comece! | Ai, minha barriga!
Atividade Física: Comece!

Blog

Atividade Física: Comece!

Thiago Del Grande
Escrito por Thiago Del Grande em 13/10/2020
Junte-se a mais de 1800 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando eu era mais jovem, digo adolescente e início da fase adulta – até os meus 23 anos -, eu era aquele sujeito que amava atividade física. Sabe aquela pessoa que nunca está parada? No meu caso eu fazia luta (na infância Karate e na adolescência, Krav Magá), basquete (integrei o time da escola), futebol, boliche (tenho até troféus em casa)…

Durante alguns anos da minha vida frequentei academias e fiz musculação. Eu corria, fazia trilha, jogava tênis e até futebol americano de praia eu joguei.

Mas o tempo foi passando e o corpo começou a ficar preguiçoso. Depois do diagnóstico da doença de Crohn, tudo o que eu fazia me cansava. E é aí que mora o perigo.

Eu cheguei a flertar com a corrida de novo, comprei tênis, frequencímetro e… nada! A desmotivação vinha após eu não conseguir correr 100 metros sem cansar a ponto de ter que parar e sentar no meio-fio. Teve até uma vez que eu me matriculei numa corrida de rua e fui atendido pela ambulância. Pois é…. Imagine o mico!

No início do ano tracei metas plausíveis pra mim. Voltei a escutar meu corpo e a me exercitar de forma constante (ou quase). Mas aí veio a pandemia e com ela as crises de ansiedade, a incerteza e o aumento de peso. E lá estava eu paquerando a depressão (de novo).

Tudo o que eu fazia parecia dar errado. Tudo o que eu queria era dormir. E como eu poderia resolver isso? Movendo-me!

Uma coisa eu tenho certeza. Em todos os períodos da minha vida – seja após o diagnóstico, seja antes do diagnóstico – eu sempre me senti melhor quando mantive uma rotina saudável, incluindo os exercícios físicos.

No fim de semana tomei uma decisão. Eu vou voltar a fazer exercícios. Sem pressa e sem pressão. Não é uma competição, não pretendo ir às Olimpíadas ou subir ao pódio da próxima corrida de rua. Passei da idade de ser um atleta de elite. Mas eu não passei da idade de ser saudável.

Só comecei. Ainda não consigo correr? Ok. Comecei com uma caminhada de 2km. Tudo no seu tempo, passo a passo, sem pressão.

NOTA: Sempre converse com seu médico e um profissional de educação física antes de começar a realizar exercícios.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.