Médicos não acreditam em paciente e ela… morre!

Tempo de leitura: 1 minuto

Parece até piada. Eu já contei aqui blog que uma das médicas com quem eu me consultei alegou que o nome da minha doença é “frescura”. Apesar do absurdo, parece que é mais comum do que se imagina.

Michelle Ashby, 43 anos, morreu após complicações decorrentes da doença de Crohn depois de ir ao hospital mais de 50 vezes e os médicos insistirem que as dores dela eram fruto de sua imaginação.

A morte aconteceu em janeiro de 2015, mas foi noticiada esta semana no jornal britânico Daily Mail.

Na época do falecimento, médicos determinaram a morte como pneumonia causada pela doença de Crohn. No entanto, o exame post mortem revelou que a real causa foi falência múltipla dos órgão decorrente de uma perfuração intestinal.

Um inquérito foi aberto para investigar o caso e o marido de Michelle, David, alegou que os médicos do Medway Maritime Hospital afirmavam continuamente que sua esposa estava “imaginando as dores”. Uma enfermeira chegou a ameaçar a paciente pois estava incomodada com seus gritos de dor.

David conta ainda que nos últimos três anos de vida da esposa ela deu entrada e saída do hospital com frequência.

Apesar de ter passado dois anos entre idas e vindas ao Medway Maritime Hospital, a morte ocorreu no Hospital Vale Darent, pois a família perdeu a fé no cuidado que ela tinha (ou não tinha) no Medway.

Um porta-voz do hospital disse: “Notamos a conclusão do juiz de que Michelle Ashby morreu de causas naturais. Gostaríamos de expressar nossos sentimentos à família da Sra. Ashby para o que é claramente um momento difícil.”

Enfim…

Falta de respeito do médico com o paciente. Essa é a realidade de milhares de portadores de doenças crônicas no mundo inteiro. Agora, pense comigo: se em países de “primeiro mundo” os pacientes são tratados dessa forma, com desconfiança, imagine no Brasil. A situação é realmente muito pior.

Um abraço e saúde para todos nós!

 
  • Dayse

    Oi tenho cronh,mas não tenho diarréia, mais em compensação tenho muitas dores!!!! Às vezes fico muito triste, porque depois da cirurgia minha vida nunca mais foi igual!!!!! Minha barriga inchada,e não tenho muito ânimo!!

    • Thiago Jose Streck Del Grande

      Oi Dayse, tudo bem? Já conversou com seu médico? No meu caso, após a cirurgia eu melhorei muito, então acho que pode ser alguma medicação ou outra coisa. Converse com ele que pode ser que exista alguam solução. Obrigado pelo comentário.

  • Jessica

    Adorei o blog!
    Acredita que eu passei o mesmo que ela ? Desde dos meus 11 anos eu sentia dores abdominais do lado esquerdo sempre ia e voltava do hospital com diagnóstico de infecção urinária ao passar do tempo as coisas foi piorando até que um médico do posto de saúde viu que tinha alguma coisa séria de errado cmg e me transferiu pra um hospital melhor ( hospital universitário Pedro Ernestro) até aí tudo bem , passou 1 ano , as coisas foi piorando comecei a ficar com cansaço até ai blz, porém eu fazia vários exames e nunca dava uma coisa que justificava essa minha dor ( olha que a dor era insuportável eu gritava de tanta dor ) , os resultados dos exames sempre dava algo do lado direito ( olha que eu sentia dor do lado esquerdo do abdome), deu pedras nos rins, dilatação, mais infeções e por aí vai, porém os médicos que me atendiam não davam a mínima , pois como eu fazia exames e nada justificava eles pensavam que era tudo da minha cabeça, mandaram eu ir pra psicólogo, diziam que era tudo psicológico, eu claro sofria muito pois minha família ( mãe, pai , irmãos) começaram a achar que eram psicológico tbem ( aí acabou cmg ) porém eles sempre estavam
    Preocupados sabe … Passou mais 1 ano ( aos 13 anos ) de tanta dor que eu estava sentindo decidiram me internar fiquei 1 mês internada toda dia exatamente todo dia e toda noite tomando remédios na veia pra ver se aliviavam as minhas dores e sim aliviavam um pouco mais depois voltavam tudo forte novamente.. Fiz tomografia não mostrou nada demais que justificava a dor daí resolveram me dar alta fui pra casa , dps de idas e vindas várias vezes pra consulta no hospital, uns médicos que não descobriam o que eu tinha estava exatamente cansados de mim ( era isso que eles desmostravam quando me atendiam) pois dizia pra mim voltar a vida normal que não tinha nada… Resolveram me botar nas mãos do chefe do hospital Dr.Claudio e dou graças a Deus por isso, Pois foi através dele que tudo melhorou.. Apesar dos exames não mostrar nada ele falou que a dor era de verdade que não era nada da minha cabeça e que realmente tinha alguma coisa errada na localização da minha dor do lado esquerdo do abdômen.. ( Eu fiquei feliz pois tinha encontrado em fim um médico que me entendia e que me compreendia ), fiz vários exames como tinha dito , não mostrou nada , mais mesmo assim ele resolveu me tratar com alguns remédios , fiz tratamento de vermes , de infeções intestinal é tudo mais um pouco .. É o resultado foi ? Sem sucesso! ????
    Daí dps de vários exames e se passou mais 1 ano , ele sempre me observando vendo se ia aparecer outros sintomas e tal, (aos 14 anos ) ele decidiu mandar eu fazer uma colonoscopia, e me encaminhou pra gastroenterologia ( mais ele não me largou não, disse que ia sempre me acompanhar ) , daí fui pra minha primeira consulta na gastro, ela fez o pedido da colonoscopia, foi um pouco chato sabe? O preparo é chato, mas a coisa mais chata foi chegar na sala e ver um monte de pessoas mais velhas e só eu a única novinha de 14 aninhos ???? Eu me senti uma pessoa doente kk pra fazer esses tipos de exames tinha que ser algo muito sério né ( esse era meu pensamento ) , minha gastro é uma pessoa muito boa , Dr. Gabriella dessa primeira consulta se dedicou completamente no meu caso.. Esteve ao meu lado o tempo todo no dia no exame, passei mal ainda, vomitei o remédio todo, mais em fim , fiz o exame resultado = mostrou umas úlceras e inflamações porém não fizeram biópsia e estava assim no exame ( provável amebíase ) ela explicou tudo.. Passou os remédios pra mim tomar durante 3 messes e depois voltar lá… Até aí todo mundo ficou feliz né até ela ficou tipo ( finalmente encontramos o problema ) fiz o tratamento , depois de 3 meses.. Resultado = sem sucesso.
    Continuaram as dores e pra piorar veio a anemia e pra piorar mais ainda veio mais oq ? O sangue nas fezes ( sangue vivo ).. Aí mesmo começou a preocupação deles começaram a correr cmg pra tudo que é canto do hospital.. Fiquei uns 6 meses ou mais saindo sangue ( não era em muitas quantidades) fiz mais exames e nada justificava o sangramento retal , daí já começaram a desconfiar de Doença inflamatória intestinal.. Mais decidiram me observar pra ver se aparecia outros sintomas , porém passou uma entero TM não consegui fazer por conta que vomitei o remédio ( minha médica foi conversar com o médico que fez a entero ele disse que não deu pra ver nada )… Depois de idas e vindas também , passou mais um ano hoje eu estou com 15 anos.. As coisas pioraram mais ainda continuei com as dores ,anemia , sangue nas fezes ( hoje sai às vezes ) , pra piora veio o muco nas fezes e a artralgia.. si mesmo que ficaram desconfiados por causa da minha história ( da dor ) e dos sintomas.. Eles já até me explicaram tudo da doença ( mesmo sem a confirmação completamente do diagnóstico ) , passou uma entero RM pra mim fazer estou para fazer semana que vem dia 05/08, disse que vai estar comigo e se mostrar nesse exame irei começar o tratamento no mesmo dia , caso o médico não consiga ver que nem aconteceu na TM ela irá passar uma cápsula endoscópica, disse que é quase certeza eu ter realmente a Doença De Crohn , praticamente eles só estão esperando um exame mostrar pra dizer completamente Sim você tem Crohn.. Estou ciente de tudo já, só não preparada pra isso.. Mais já aprendi a coviver com a dor e com os sintomas ( pois foi tantos tempos de sofrimento ) pra chegar nesse diagnóstico que é quase certo…
    Estou amando o blog , estar me ajudando muito, estou entendo mais a doença e tudo.. Obrigado..

    • Jessica

      Esqueci de falar mais tbem tenho perdas de peso , tem épocas que fico gordinha sabe ? E outras que fico muito magra

    • Thiago Jose Streck Del Grande

      Jessica, tudo bem?
      Muito obrigado! Mas eu não agradeço pela sua visita ou pelos seus elogios ao blog. Eu agradeço ao seu relato impressionante. Agradeço à sua força! Seu relato com certeza pode ajudar muitos outros pacientes que passaram ou passarão o mesmo que você.
      Saúde pra nós!

      • Jessica

        ❤️ Muita saúde pra nós ❤️❤️

    • BatRoger

      E eles ainda têm dúvidas de que não é Crohn? Pelo amor de Deus, tem que começar o tratamento já! Olha, eu faço colonoscopia 1x ao ano e não se assusta pois está cada vez mais comum adolescentes com Crohn. A própria enfermeira que me atendeu ano passado me disse isso. É a doença do século.

      • Jessica

        Oie td bem?, você tbem tem crohn?, acho que irei começar o tratamento quarta feira… irei fazer uma colono p ficar tudo certo…
        as coisas pioraram um pouco continuo com os mesmo sintomas ( dores, sangramento e muco nas fezes, anemia, agr tô com artrite ” POLIARTERITE ” )
        No começo me deram o diaganostico de artralgia né, porém meu reumatologista fechou o diagnóstico com POLIARTRITE DE PROVALVEL ETIOLOGIA DE ATIVIDADE DE DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL…..
        Bem provável eu começar o tratamento na quarta feira mesmo.. troce por mim, que de tudo certo na colono… saúde e paz pra nós!❤️

        • BatRoger

          Vai dar tudo certo. Eu também tinha dores nas articulações, tomava anti inflamatório e era só paliativo pois as dores voltavam. Detalhe: quem tem Crohn não pode tomar anti inflamatório pois ele acentua a diarreia e as possíveis cólicas- fiz isso sem saber por quase dez anos! Enquanto eles não começam a te tratar, pega bem leve na comida principalmente com embutidos, frituras, coisa muito gorda. Faça de conta que virou natureba hehe. Assim vai te aliviar até o remédio dar efeito, coisa que demora uns 30 dias. Boa sorte e fé que vai dar tudo certo.

          • Jessica

            Se Deus quiser vai dar tudo certo sim.
            Eu estava fazendo uso do corticoide para tratar a artrite, minha médica resolveu suspender e mandou eu ficar tomando ibuprofeno.. ele até alivia as dores sabe? Mais o que me ajuda mesmo é o corticoide.. quando uso ele, fico totalmente sem dores… em relação a minha alimentação… eles já cortaram tudo.. não tomo nada com lactose, sem gorduras e etc.. tiraram tudo… só tô esperando começar o tratamento mesmo.

          • Thiago Jose Streck Del Grande

            Oi Jessica, vai dar tudo certo! 🙂

    • Helena Lorena Alves

      Obrigada pelo seu relato Jessica, me identifiquei bastante me dá mais motivação e esperança.

      • Jessica

        Fico feliz em saber que o meu relato serviu como motivação para você. ❤️ Eu que lhe agradeço ❤️🙏🏻 Fique bem… SAÚDE PRA NÓS 🙂

  • Helena Lorena Alves

    Boa noite, sinto-me feliz por ter encontrado tanta boa informação em relação aos sintomas da RCU que me afligem há meses. É exatamente assim que tenho me sentido nas ultimas semanas, foi terrível vê o desdém da enfermeira no hospital olhando pra mim. Ainda estou sem um diagnóstico exato (retite em atividade inespecífica) tomando Mesacol de 800mg de 12/12hs sem melhoras. Todo dia um sintoma há mais.