10 Vitaminas Essenciais para Pessoas com Doença de Crohn

Tempo de leitura: 8 minutos

Você sabia que portadores de doenças crônicas têm necessidades diferentes? Conheça aqui as 10 vitaminas essenciais para portadores de doença de Crohn.

Os portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (doença de Crohn e colite ulcerativa) possuem deficiências de algumas vitaminas e necessidades aumentadas em outras. Tudo isso devido à má absorção dos nutrientes pelo intestino. Eu mesmo passei por diversos problemas de hipovitaminose, que é a falta de vitaminas no organismo. Confira abaixo as  10 Vitaminas essenciais para portadores de doença de Crohn e colite ulcerativa e converse com seu médico ou nutricionista a respeito.

1. FERRO


A doença de Crohn pode causar sangramento nos intestinos, o que pode resultar em anemia. Durante meus primeiros anos de doença, sofri muito por conta de anemia ferropriva e precisei fazer uso de Noripurum, uma solução de ferro injetável endovenosa.

De todas as vitaminas essenciais, a deficiência de Ferro é uma das mais comuns entre os portadores de doença de Crohn.

O sintoma clássico da anemia é a fadiga, porém também pode causar dor de cabeça e palidez. Um simples exame de sangue pode ser usado para diagnosticar a deficiência de ferro no sangue. Dependendo do caso, a reposição pode ser feita com suplementação de ferro via oral (comprimidos), endovenosa ou, em casos extremos, com a transfusão de sangue.




2. VITAMINA B-12


A doença de Crohn pode atacar o íleo – parte final do intestino delgado, que é exatamente o local em que a vitamina B12 é absorvida pelo organismo. Em alguns casos o íleo pode ser removido total ou parcialmente por meio de cirurgia.

A deficiência de vitamina B-12 pode causar:

  • Diarreia
  • Constipação
  • Perda de apetite
  • Palidez
  • Problemas de concentração
  • Alterações na língua, como inchaço e vermelhidão
  • Sangramento de gengiva

A Vitamina B-12 faz parte da lista de vitaminas essenciais, pois em casos extremos de deficiência pode danificar o sistema nervoso, resultando em confusão ou alteração do estado mental, depressão, perda de equilíbrio e formigamento de mãos e pés.

A deficiência de vitamina B12 pode ser diagnosticada com exames de sangue simples e é muito importante fazer tais exames regularmente.

Em alguns casos a simples suplementação com comprimidos de vitamina B-12 pode não ser suficiente. Nesses casos é necessário a solução intramuscular, ou seja, injeção.

3. ÁCIDO FÓLICO


O Ácido Fólico é uma das vitaminas essenciais que faz parte do Complexo B. Também é conhecida como Vitamina B-9 ou Vitamina M. É necessária para a formação de novas células no organismo.

O Ácido Fólico é especialmente necessário em mulheres grávidas para prevenir defeitos congênitos (malformação do bebê).

Algumas medicações tais como a sulfassalazina e o metotrexato podem causar deficiências de Ácido Fólico.

Como recomendação da CCFA (Crohn & Colitis Foundation of America), os pacientes que fazem uso de sulfasalazina, em particular, devem suplementar com 1mg de Ácido Fólico ao dia.

4. CÁLCIO


Muitos pacientes de doenças inflamatórias intestinais possuem algum tipo de intolerância ou alergia à lactose ou, às vezes, uma inabilidade de digerir produtos lácteos.

Assim, é muito comum para os portadores de DII terem algum tipo de deficiência de cálcio e por isso o mineral está presente aqui na lista de vitaminas essenciais. Essa deficiência também é comum em pacientes que fazem uso de corticoides ou que tenham inflamação ativa persistente.

A deficiência de cálcio pode aumentar o risco de uma osteoporose precoce, portanto é recomendável sempre verificar os níveis de cálcio do organismo.

5. MAGNÉSIO


Outro mineral na lista das vitaminas essenciais é o Magnésio, uma vez que um dos sintomas mais comuns da doença de Crohn é a diarreia e pessoascom diarreias persistentes ou diarreias aquosas podem possui deficiência de magnésio e potássio.

O magnésio é um mineral fundamental para o corpo, com funções vitais como o de manter os rins, o coração e os demais músculos em boas condições de funcionamento.

Preste atenção aos sintomas mais comuns da deficiência de magnésio que incluem ansiedade, insônia, náuseas, vômitos e até síndrome das pernas inquietas.

6. ZINCO


A diarreia prolongada, muito comum em pacientes de doenças inflamatórias intestinais, também pode acabar com as reservas de zinco do seu corpo e uma deficiência de zinco pode levar a mais diarreia, resultando em um ciclo vicioso.

Apesar de a deficiência de zinco ser considerada rara, ele também faz parte da lista de vitaminas essenciais.

É importante saber que as crianças têm maior risco, principalmente porque a deficiência de zinco pode resultar em crescimento retardado, perda de apetite, além de  comprometer o sistema imunológico.




7. VITAMINA A


As pessoas que tiveram seus intestinos delgados danificados ou removidos devido à doença de Crohn podem ter dificuldade em absorver a vitamina A.

No entanto, a deficiência de Vitamina A é mais comum em casos de obstrução do intestino.

A Vitamina A é essencial para a visão e o crescimento, além de ser importante para a pele e na prevenção de infecções. Sua deficiência pode causar cegueira noturna, podendo evoluir – em alguns casos – para cegueira total. Além disso, pode causar redução do olfato e do paladar, ressecamento dos olhos, dermatite (inflamação da pele) e stress.

8. VITAMINA D


A deficiência de Vitamina D é comum em quase 70% dos pacientes de doença de Crohn, o que pode resultar em dor nos ossos e músculos fracos. Só com esse dado você já entendeu porque a Vitamina D entra na lista das TOP 10 vitaminas essenciais.

Um grande problema é que é difícil obter Vitamina D a partir dos alimentos. Porém, pode ser obtida por meio da exposição ao sol ou suplementação.

Como a vitamina D é frequentemente deficiente em pacientes com doença de Crohn é importante que todo paciente tenha o seu nível de Vitamina D verificado anualmente, pelo menos.

9. VITAMINA E


Outra grande vítima dos danos ao íleo é a vitamina E, muito conhecida pelas suas propriedades anti-oxidantes.

Os sintomas da deficiência podem incluir formigamento e dormência nos dedos das mãos e dos pés, além de fraqueza muscular.

A vitamina E pode ser encontrada em aliemntos tais como nozes, sementes, óleos vegetais, vegetais de folhas verdes e cereais enriquecidos.

Porém, é possível que os portadores de doença de Crohn precisem de suplementação.

10. VITAMINA K


A Vitamina K é lipossolúvel (solúvel em gordura), o que significa é menos facilmente absorvido em comparação às vitaminas hidrossolúveis (como as Vitaminas B e C).

A dificuldade de absorção faz com que pacientes de Crohn estejam mais vulneráveis às deficiências de Vitamina K.

A Vitamina K entra na lista de vitaminas essenciais porque é necessário para a coagulação sanguínea e na saúde dos ossos em geral.

Você pode encontrá-lo em vegetais de folhas verdes (espinafre, couve pensar e couve), peixes, fígado, carne e ovos.

A deficiência de vitamina K, de modo geral, é rara, principalmente porque ela é produzida no próprio organismo. As principais complicações da deficiência são problemas de coagulação sanguínea e perda da qualidade óssea.

11. (BÔNUS) MULTIVITAMÍNICOS


Devido às muitas deficiências vitaminosas que os portadores de doenças de Crohn podem ter, é comum que tais pacientes usem suplementos multivitamínicos para suprir as necessidades diárias. Esses suplementos possuem, além das 10 vitaminas essenciais citadas aqui, algumas outras muitas importantes para o funcionamento do organismo.

Os principais suplementos multivitamínicos disponíveis no mercado brasileiro são o Centrum e o Pharmaton.

Existem ainda suplementos importados, vendidos em sites estrangeiros que entregam no Brasil. Dos suplementos multivitamínicos estrangeiros, destacam-se o Vitamin Code, o Rainbow Light e o NOW Foods.

Particularmente, já usei todos os citados, mas costumo comprar os importados. Ultimamente tenho tomado o Rainbow Light.

ONDE EU COMPRO?


Agora que você já entendeu quais são as vitaminas essenciais, é preciso fazer os exames necessários a fim de entender se você tem alguma deficiência de vitaminas ou não. Converse com seu médico ou nutricionista a respeito, ok?

Se você estiver com alguma deficiência e for recomendado por um médico ou nutricionista a suplementação, resta saber onde comprar as vitaminas. Qualquer um dos suplementos citados no artigo podem ser comprados via internet em sites nacionais ou estrangeiros.

Devido à qualidade dos suplementos importados, eu sempre tento comprar os produtos na loja virtual iHerb. Mesmo com o dólar alto, vale super a pena! E o mais legal é que eu tenho uma parceria com o site e você, leitor do blog, ganha um desconto de US$5,00 na primeira compra usando o código promocional OJE356.

Quer comprar algum suplemento? A iHerb entrega no Brasil. Confira clicando aqui!

Gostou do artigo? Comente ali embaixo e compartilhe nas redes sociais. Aproveite e cadastre-se na nossa lista de e-mails para sempre receber as novidades. 🙂

DOENÇAS CRÔNICAS & QUALIDADE DE VIDA!

Quer conhecer minha história? Deixe seu e-mail que eu te conto... você ainda participa da minha lista vip, tem contato direto comigo e recebe minhas dicas para aumentar a qualidade de vida! É grátis!>




 
  • Marcos

    Sou marcos sofro com diarréias crônica a mais de três anos já afeta até minha vida sexual

    • Thiago Jose Streck Del Grande

      Olá Marcos. Já conversou com seu médico? Fez todos os exames? Já foi diagnosticado?

  • Eleni Alves

    Gostaria de saber como comprar