Pacientes de doença inflamatória intestinal tem maior risco de AVC e infarto

Tempo de leitura: 1 minuto

InfartoDe acordo com um novo estudo apresentado por pesquisadores da Mayo Clinic, os pacientes de doenças inflamatórias intestinais (DII) possuem risco aumentado de sofrerem um acidente vascular cerebral (AVC) ou um ataque cardíaco. O estudo foi apresentado no Encontro Científico Anual de  Gastroenterologia, entre os dias 11 e 16 de outubro, em San Diego, EUA.

Foram realizados nove estudos e analisados mais de 150 mil pacientes de DII e os pesquisadores puderam estimar o risco de AVC e ataque cardíaco nos pacientes em comparação com a população em geral. O resultado dessa comparação apontou para um aumento do risco entre 10% e 25%. A pesquisa ainda estimou que o risco é particularmente mais proeminente em pacientes do sexo feminino.

O Dr. Siddharth Singh, autor do estudo e pesquisador da Mayo Clinic, disse que “os gastroenterologistas devem estar cientes dessa relação e se concentrar em melhorar a gestão dos fatores de risco convencionais, como a cessação do tabagismo, reconhecimento e controle da hipertensão e diabetes”.

O Dr. Edward Loftus, gastroenterologista e um dos autores do estudo, comentou sobre a relação entre o tabagismo e a DII e afirmou que esse tema é bastante controverso e com estudos conflitantes, por isso espera que os resultados dessa pesquisa ajude a resolver esse problema.

As formas para diminuir o risco de AVC e infarto são as mesmas para a população em geral e os paciente de DII. Já comentei aqui no blog sobre algumas delas: redução de stress, boa alimentação e exercício físico.

Agora resta a nós – pacientes – fazermos a nossa parte! 😉

Fonte: Patients with Inflammatory Bowel Disease at Higher Risk for Stroke and Heart Attack

 
  • francisco

    ola.meu nome e francisco eu tinha uma filha de 25 anos,que tinha esta doença e ela veio a falecer de parada cardiaca,gostaria de mais informa~çoes