O ator Ken Baumann vive com Doença de Crohn

Tempo de leitura: 1 minuto

Ken Baumann, estrela do seriado “The Secret Life of An American Teenager” disse ao programa HLN’s Dr. Drew que se submeteu a uma cirurgia por conta da Doença de Crohn.

A inflamação de Baumann era tão grave que ele teve que passar por uma cirurgia e teve parte de seu intestino delgado e o fim de seu cólon removidos. Após um mês de reabilitação, ele estava de volta ao trabalho.

Quando questionado pelo Dr. Drew o motivo pelo qual ele decidiu ir à público sobre sua doença, Baumann disse “Eu só ficava pensando sobre algum fã da série que poderia estar lidando com o mesmo que eu. Eu pensei que poderia falar sobre isso publicamente e tornar menos desconfortável para eles, então esse é o objetivo. “

Mais tarde, ele disse ao Dr. Drew: “Você tem que se livrar da ansiedade e do constrangimento sobre isso, porque  nada irá mantê-lo mais doente do que tendo medo de discutir este assunto com as pessoas.”

Essa última frase do ator resume exatamente o que deve ser feito pelos portadores da doença.

O fato de Ken Baumann possuir a doença e vir à público comentar sua cirurgia é muito importante para todos os portadores de DIIs no mundo, pois demonstra que é possível trabalhar e manter uma vida normal mesmo em casos em que a cirurgia é necessária.

Abaixo segue o vídeo da entrevista:

Fonte: Actor Ken Baumann living with Crohn’s disease

 
  • Gisele Moura

    Olá Thiago,
    Encontrei seu blog e me identifiquei com ele. Eu ainda estou em processo de descobrir o que eu tenho, mas até agora eu fui diagnosticada com SII (Síndrome do Intestino Irritável), e estou me tratando com Psiquiatra, Psicologa, Gastro, Nutricionista e Homeopata. Mas ainda estou tendo muitos problemas com a doença. Eu sai do meu trabalho por causa dela, mas consegui terminar minha faculdade com muito sacrifício. Mas minha vida social ainda não voltou ao normal. Porém espero logo voltar tudo ao normal.
    Espero que seu blog me ajude, mas já não me senti sozinha com esses problemas gastros intestinais.
    Abços.

    Gisele Moura

    • Oi Gisele.
      Que bom que você gostou do blog, a minha intenção é realmente poder ajudar quem procura informações sobre as DIIs e colaborar de alguma forma com o aumento da auto-estima e qualidade de vida dessas pessoas.
      Eu me tratei com psiquiatra, psicólogo, gastro, homeopata e nutricionista também. Hoje, só vou ao gastro e à nutricionista. Acho que pra mim já basta. Na verdade, o homeopata pouco ajudou e o psiquiatra atrapalhou (no meu caso, sentia-me pior cada vez que saia do consultório). A vida social foi por água abaixo também, mas já voltou ao normal.

      O importante é ter paciência e ir em médicos que você confie e fazer muitos exames. As DIIs são de difícil diagnóstico e exigem paciência. Se você realmente tiver SII, que bom! Pois é a mais simples de todas. Trate-se corretamente e pode ter certeza que tudo vai melhorar. Momentos ruins todos passam, mas os momentos bons sempre voltam.

  • Gisele Moura

    Na verdade como estou no começo um foi me passando para outro, ai estou com essa rotina médica, os exames já estão me enchendo a paciência. Mas desde que controlei a alimentação e cortei a lactose melhorou muito minha vida. Meu problema todo é a ansiedade, por isso preciso do psiquiatra e psicologo, fora que já estava desenvolvendo uma Síndrome do Pânico por causa da SII.
    Por causa da ansiedade não tenho muita paciência, mas um dia chego lá, estou trabalhando para isso. Não consigo me vê com 25 anos perdendo os melhores anos da minha vida, por não ter uma vida social, já pensei em várias coisas, só para poder sair e curtir uma night sem sair correndo para o banheiro.
    Mas um dia vou conseguir.
    Obrigada pelas dicas.

    • Existe uma frase que sempre foi o meu mantra: “Para saber quanto amigos você tem, dê uma festa. Para avaliar a qualidade deles, fique doente”. Eu não só perdi amigos como também perdi parte da família. Infelizmente, essas pessoas possuem interesses e eu consegui entender isso. Pessoas interesseiras eu quero longe.

      Você já fez exame para verificar se não é simplesmente uma intolerância à lactose ou alergia à glúten? Por isso os exames são importantes. Eu fiz dezenas deles para conseguir, finalmente, um diagnóstico.

      Qualquer ajuda eu estou aqui para ajudar. Eu fui a tantos médicos que sei quem é bom e quem não é. Uma coisa que realmente me fez bem foi ir ao neurologista, que me passou um antidepressivo.

  • Gisele Moura

    O psiquiatra que eu vou tbm é neorologista, e ele é muito bom, na verdade de todos os médicos que me trato ele é o sinto mas confiança, e na minha psicologa tbm, que infelizmente tive que trocar.
    Já fiz esses exames, e não deram nada, pelo meus exames de sangue, fezes, e urina está tudo ótimo.
    Vou fazer uma ultra do abdômen, pq para marcar pelo plano esta demorando. Eu tomo antidepressivos, e um anti-ansiolítico, que por sinal estou totalmente viciada, não consigo mas sair de casa se não tomar.
    Diferente de vc meus parentes estão todos me apoiando, eu não sou o único caso da família com SII, tenho uma prima tbm esta na mesma situação, e nos ajudamos uma á outra. E meus amigos me entendem, sempre procuram fazer programas que eu consiga, não me convidam mas para ir para night, pq sabem que eu não consigo ficar.
    Depois de tempos sem sair para night, minha primeira night vai ser minha festa de formatura, estou pensando se tomo o imosec para ficar tranquila ou não, pq ele é muito forte.
    Meu irmão tbm teve crise de ansiedade, mas o sintoma dele era totalmente diferente, mas agora ele esta bem, conseguiu conviver e achar o melhor caminho para ele, ele fala que eu só vou me “curar”, quando me assumir e me libertar.
    Muito obrigada, vc já esta me ajudando respondendo meus comentários. Quando tiver o diagnostico certo e preciso venho te contar.

    Abços.

  • Eva de Souza

    Gostaria muito que o crohn tivesse cura,porque eu não aguenta mais. Eu era feliz………Agora aprendi até a mentir sobre a minha saúde.
    Passo noites acordada sentindo muita dor e me sentido

  • Na

    Ola Thiago vi seu blog e achei muito interessante, eu tbm tenho doença de chron e por isso me identifiquei mto! gostaria de perguntar que tipo de dieta vc segue, que alimentos vc come, eu tentei ver na parte de nutriçao do seu blog mas nao apareceu nada aqui no meu computador. Eu tenho mta dificuldade em largar os doces e fast food’s(ja que sou adolescente rss) e me acostumar com uma dieta mas eu sinto que isso e necessario uma vez que tive uma crise fortissima e precisei passar ate por uma cirurgia. Bem desde ja agradeço e acho mto legal a sua iniciativa de fazer um blog com algo que e tao desconhecido e pouco falado ajuda mto! obg

    • Oi!
      Na verdade a página Nutrição do blog está em desenvolvimento, por isso está em branco. Eu vou colocar ali a minha dieta.
      Eu não deixo de comer nada, só evito os refrigerantes (por causa dos gases), as frituras e as comidas muito condimentadas. Fast Food eu como de vez em quando, raramente mas como, é verdade. Os doces não aumentam meus sintomas, nem os lácteos. Procuro beber leite sem lactose, mas continuo comendo requeijão e queijos e iogurte.
      Uma coisa que me ajudou muito foi o Fiber Mais e o Activia. Mesmo com diarreia eles me ajudaram bastante.
      Obrigado pela visita, tento sempre postar aqui coisas que possam ajudar às pessoas, seja como motivação ou como informação.
      Bjo