Imunen (Azatioprina): Meu mais novo amigo!

Tempo de leitura: 1 minuto

Ontem dei início ao tratamento com Imunen (Azatioprina 50mg).

O Imunen é um imunossupressor. Uma explicação sobre esse tipo de medicamento foi dada na Revista ABCD Em Foco 19 e é reproduzida aqui:

“Os imunossupressorer são medicamentos que abaixam a imunidade”, explica o Dr. Flavio Steinwurz, gastroenterologista do Hospital Israelita Albert Einstein e presidente da ABCD, a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn. Em outras palavras, os imunossupressores são remédios usados para inibir os sintomas de uma doença, ou o seu surgimento. Embora muita gente tenha medo de usá-los, esses remédios são indicados rotineiramente no tratamento da doença de Crohn, principalmente quando o paciente não responde aos medicamentos convencionais. “Os imunossupressores são considerados os remédios de uso oral mais eficazes na manutenção da remissão da doença de Crohn – e além de servirem para tirar a dependência dos corticóides eles também favorecem o fechamento de fístulas”, acrescenta o Dr. Steinwurz.

Atualmente, minha dose é de 50mg por dia, que será aumentada em breve. No início é necessário fazer exames de sangue semanais para observar a resposta do organismo.

Estou bastante entusiasmado com o início do tratamento, mesmo que meus sintomas neste momento sejam apenas diarreia e cólicas fracas.

Edição: Publiquei um artigo intitulado “Tudo sobre Azatioprina“, que você pode ler clicando aqui.

Créditos da imagem: Designed by Freepik